clinicabemfamilia.com.br
  • Mastigue bem a comida

A mastigação ajuda a formar o bolo alimentar, reduzir as partículas do alimento e, por isso, facilitar o processo digestivo. “Quando a pessoa não mastiga adequadamente, o organismo precisa secretar mais suco gástrico para digerir a comida, o que favorece a gastrite”, diz Carolina Pimentel, gastroenterologista do Núcleo de Gastroenterologiado Hospital Samaritano de São Paulo.

  • Não exagere no álcool

O álcool ataca diretamente a mucosa estomacal, deixando o estômago com uma menor proteção contra os efeitos ácidos do suco gástrico. “O consumo exagerado aliado a hábitos como a má alimentação pode agravar a gastrite e levar até a uma úlcera”, diz Rogério Saad.

  • Evite alimentos gordurosos

Apesar de o infarto aparecer em muitas pessoas mais jovens, entre 18 e 40 anos, os idosos ainda são o grupo de maior risco da doença. Geralmente, eles já desenvolveram hipertensão ou diabetes ao longo dos anos, o que dificulta “Alimentos de digestão lenta, como os gordurosos, fazem o estômago produzir mais suco gástrico, o que pode agravar a gastrite”, afirma o gastroenterologista Renato Simão, cirurgião do aparelho digestivo do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

  • Controlar o stress e a ansiedade

O stress e a ansiedade podem causar gastrite aguda. “Como reação a esses estados emocionais, o corpo aumenta a secreção do suco gástrico, o que machuca a parede estomacal”

  • Tomar anti-inflamatórios não hormonais controladamente

O ideal é seguir as dietas e Os anti-inflamatórios não hormonais, como a aspirina, podem afetar tanto na diminuição do muco, quanto no aumento do suco estomacal.”Muitas pessoas tomam esses medicamentos sem precisar.

Procure o gastroenterologista

Atendimento por WhatsApp
1